segunda-feira, 2 de maio de 2011

A baixa portuense esteve em alta com os Zelig!

António Serginho na percussão, Peixe na guitarra e José Marrucho na bateria

O Alta Baixa recebeu no passado sábado os Zelig, no Maus Hábitos. Este evento mensal dá acesso, por apenas cinco euros, a três bares da rua Passos Manuel: Pitch, Passos Manuel e Maus Hábitos. Este mês, o concerto principal do Maus Hábitos ficou a cargo dos Zelig, banda alternativa/experimental formada no final de 2006, pelo Peixe (Ornatos Violeta, Pluto e Orquestra de Guitarras e Baixos Eléctricos), o Eduardo Silva (Pluto e Foge Foge Bandido), o Nico Tricot (Red Wings, Mosquito Stings, Electric Buttocks e Foge Foge Bandido), o António Serginho (Drumming, Nuno Prata, dagUida, Tchakare Kanyembe e Foge Foge Bandido) e o José Marrucho (Jazz Big Bands). O primeiro e único álbum deles, que pode ser comprado aqui, foi lançado há quase um ano - a 31 de Maio de 2010.


No concerto tivemos direito às 13 músicas de Joyce Alive! e ainda a duas de encore. Foi uma hora cheia de energia electrizante, preenchida não só por instrumentos dos mais comuns, como a bateria, o teclado, o contrabaixo ou a guitarra, mas também pelos mais bizarros e menos vistos, como o serrote com arco, o vibrafone e até frigideiras, latas e chapas! Com uma mistura de rock, jazz e música erudita, os cinco músicos conseguem facilmente conquistar o público e pô-lo a dançar.

António Serginho na percussão
José Marrucho na bateria, Peixe na guitarra, Eduardo Silva no contra-baixo e Nico Tricot na flauta

Há quase um ano que queria vê-los ao vivo, e ainda não tinha conseguido. Estes cinco euros foram muito, muito bem empregues - e nem foi pela possibilidade de ir ao Pitch ou ao Passos Manuel, foi mesmo apenas por este concerto fantástico. Já perto do final, um CD foi atirado para o público, pelo Serginho, "como se atira o bouquet da noiva", explicou o Peixe num tom bastante divertido.

José Marrucho na bateria

Nico Tricot no serrote com arco

Eduardo Silva no contra-baixo
Nota: Fotografias de Íris Rocha.

Sem comentários: