sexta-feira, 1 de abril de 2011

Internacional

Milhares enchem Tahrir por defesa à revolução

Foto: European Pressphoto Agency
A emblemática praça de Tahrir, no centro do Cairo, foi hoje preenchida por milhares egípcios que gritaram com o objectivo de "salvar a revolução". Ao mesmo tempo, houve manifestos contra os responsáveis pela corrupção e contra todo um regime caracterizado pela violência, na era Mubarak.

Igualmente, jovens militantes da pró-democracia querem que as instituições sejam "purificadas" do Partido Nacional Democrata (PND), partido que antes estava no poder. Estes grupos defendem que petições ão foram satisfeitas por Hussein Tantawi, o chefe do conselho supremo das Forças Armadas, que governa o país após o abandono do governo do demissionário Mubarak.

Entre as reivindicações inclui-se a revogação da lei de estado de emergência, em vigor desde 1981, a libertação de todos os presos políticos e a prisão para os simpatizantes do anterior regime, que enriqueceram à sombra do poder.

Vários ex-ministros e outros representantes do regime encontram-se detidos, e também foram iniciadas investigações sobre os bens de diversas figuras destacadas do círculo de Mubarak, que estão proibidas de abandonar o país.

Sem comentários: