sexta-feira, 1 de abril de 2011

Cultura

Clássicos do cinema italiano no Festival "oito e meio"

Por Luis de Freitas Branco

Ontem, no Hotel Tivoli, em Lisboa, foi apresentado o Festival. A Cinemateca associa-se apresentando alguns clássicos da comédia.
Tal como nas edições anteriores, o festival "8 e meio" tem como objectivo sensibilizar o publico português ao cinema italiano. Tendo em conta que por ano em Itália metade dos bilhetes vendidos são para produções nacionais, qualquer cinéfilo deve ter em conta esta indústria. A organização propõe, assim, que repensemos e que reflictamos sobre a situação artística, social e política em Itália, através de um programa diversificado que abrange desde documentários, curtas- metragens a videoclips.
Em Lisboa, os espaços do Monumental, Cinemateca e Nimas vão estar ocupados, de 14 a 22 de Abril.Na sessão de abertura, dia 15, no Monumental, vai ser exibida a comédia "La Prima Cosa Bella," que contará com a presença do realizador Paolo Virzi e da actriz Micaela Ramazzotti. Com a comédia, o cinema italiano encontrou o seu registo de eleição de análise irónica e subtil, muitas vezes cruel, da sociedade italiana. É mesmo esse o maior património da cinematografia, e por isso, associando-se ao festival, a Cinemateca organiza um mini-ciclo que permite (re)descobrir obras dos anos 60 como "Tutti A Casa" de Luigi Comenci, "I Mostri" e "A Ultrapassagem", de Dino Risi e "Io La Conoscevo Bene" de António Pietrangeli.
Ainda no Monumental, ocorre a exibição de um filme de Michaelangelo Frammartino, "Le Quatro Volte", um dos grandes destaques do festival - o filme, olhar sobre a vida de uma aldeia ao longo das quatro estações, estreará em circuito comercial.
Outros destaques: "Hai Paura Del Buio", de Massimo Coppola, ou "La Solitudine Dei Numeri Primi", de Saverio Constanzo.
O festival não decorre somente em Lisboa. No Porto, de 9 de Abril a 1 de Maio, a Fundação Serralves receberá todos os filmes, assim como, de 27 a 29 de Abril, o Teatro
Académico Gil Vicente em Coimbra e, de 5 a 8 de Maio, o Teatro Municipal Baltazar Dias na cidade do Funchal.
Todo o programa está disponível a informação online em ww.FESTADOCINEMAITALIANO.com.

                                       Festival de Cinema Italiano

Sem comentários: