terça-feira, 19 de abril de 2011

Economia

Ongoing apresenta queixa contra Balsemão na CMVM

A Ongoing, proprietária do Económico, anunciou hoje que vai participar às autoridades reguladoras do mercado e recorrer aos meios judiciais para "conseguir exercer os seus direitos de acionista minoritário" no grupo Impresa, depois de ter visto rejeitada proposta para conselho de administração.

"O grupo Ongoing vê-se (...) compelido a participar às autoridades reguladoras do mercado tais factos e a recorrer aos meios judiciais para conseguir exercer os seus direitos de accionista minoritário e impedir a continuação de uma gestão não transparente e não participada e não controlada por minoritários numa sociedade aberta e cotada", anunciou hoje em comunicado o grupo liderado por Nuno Vasconcelos, que detém 23 por cento do capital da Impresa.

Depois da assembleia-geral de accionistas em que nenhum dos nomes propostos pela Ongoing conseguiu um lugar no conselho de administração da grupo liderado por Francisco Balsemão, a Ongoing diz que "a Investoffice, [empresa detida a 99,9 por cento] viu rejeitada a mera submissão a votação de uma proposta para eleição de um administrador indicado por accionistas minoritários".

Esta proposta, acrescenta, foi "atempadamente feita" e "já tinha sido admitida pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral e, assim, comunicada como admitida à Comissão do Mercado de valores Mobiliários (CMVM) e ao mercado a 29 de Março de 2011".

No comunicado, o grupo liderado por Nuno Vasconcelos acrescenta que "viu, mais uma vez, rejeitados essenciais pedidos de informação sobre o relatório e as contas", acusando o presidente do conselho de administração da Impresa, Francisco Pinto Balsemão, e a accionista maioritária Balseger, de terem impedido de "exercer os seus direitos, nos termos legais e em favor da própria Impresa".

Em declarações à Lusa, fonte oficial da Impresa falou de uma "tentativa" de a Ongoing de ser representada na administração do grupo.
"Foi vencida em assembleia-geral [de accionistas] a tentativa da Ongoing integrar o conselho de administração da Impresa", disse hoje à Lusa fonte oficial do grupo de Pinto Balsemão.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Impresa anunciou que Francisco Balsemão foi hoje reeleito presidente do conselho de administração e Francisco Maria Balsemão vice-presidente.

A lista de vogais integra Pedro Norton de Matos, Alexandre de Azeredo Vaz Pinto, António Soares Pinto Barbosa, Maria Luísa Anacoreta Correia, Miguel Luís Kolbach da Veiga, José Manuel Archer Galvão Teles.

Os nomes propostos pela Investoffice, empresa detida a 99,9% pela Ongoing, foram José António Pinto Ribeiro, antigo ministro da Cultura, e Diogo Pereira Duarte, também da sociedade de advogados JA Pinto Ribeiro & Associados, e ambos ficaram de fora dos órgãos sociais para o próximo triénio.

Sem comentários: