Arte: “Subway Life” ilustra festival literário LEV
A exposição “Subway Life”, de António Jorge Gonçalves, em que o desenhador convida os visitantes a viajarem de metro com passageiros de todo o mundo, foi hoje inaugurada na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos.
Inserida no festival literário LEV - Literatura em Viagem, que decorre entre hoje e terça-feira, a mostra revela um projeto que levou António Jorge Gonçalves a desenhar pessoas sentadas em carruagens do metro em dez cidades, nos cinco continentes.
“Subway Life”, ou “Vida Subterrânea”) começou em Londres, com um exercício que consistia em desenhar a pessoa que se sentasse à sua frente no Metro, através de um método aleatório de escolha de modelos que pretendia obrigá-lo a desenhar aquilo que não podia escolher.
Ao regressar a Portugal, decidiu estender o jogo a outras nove cidades: Lisboa, Berlim, Estocolmo, Nova Iorque, São Paulo, Tóquio, Atenas, Moscovo e Cairo.
O resultado de um trabalho de 800 horas, que esteve na base de 3000 desenhos registados, está patente ao público nas paredes da Galeria Municipal de Matosinhos.
Paralelamente à exposição de “Subway Life”, António Jorge Gonçalves vai participar, na terça-feira, numa conversa sobre o “O futuro é uma viagem da memória”, ao lado de C.S. Richardson, Richard Zimler, Teresa Lopes Vieira e que terá como moderador Alberto Serra.
A sexta edição do festival literário LEV - Literatura em Viagem arrancou hoje e termina na terça-feira, em Matosinhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário