Esta semana, quando o PSD anunciou Fernando Nobre como o seu candidato a Presidente da Assembleia da República, muitos foram os que se apressaram a criticar, fosse para "acariciar" o PSD ou fosse para mostrar a sua desilusão por esta opção do senhor doutor. Para mim, e para o registo civil, continua a ser Nobre. Com maiúscula. Quer, claramente, tornar-se um nobre moderno cá do burgo. A única coisa que me irrequieta é o facto dele ter jogado para vencer o campeonato, quando se candidatou a Presidente da República e agora conformar-se com a vitória na Taça de Portugal.
Por aquilo que a comunicação social veiculou, parece que foi o PSD a fazer a proposta ao Fernando Nobre, em mais uma estratégia que visa dar os Passos certos para, em Portugal, termos um "Coelho no poleiro". Eis que, o "sôtor", sabiamente, vem dizer a público que não conhece o projecto do PSD. Isto leva-me a crer que houve uma grave lacuna na sua educação. As mães estão sempre a dizer que não se aceita coisas de estranhos. E só chamo estranhos por ser o PSD, porque se fosse o PS, eu diria que a mãe não lhe tinha ensinado que não se apanham coisas do chão. Para que não volte atrás novamente (depois de dizer que não seria candidato nestas eleições), caso seja eleito, deveria ser obrigado a fazer o juramento de Aníbal, à semelhança do Juramento de Hipócrates.
Entretanto, Nobre ja veio clarificar que se aceitar ser presidente da Assembleia da República, só o fará por se tratar de um cidadão livre e independente. Quanto ao facto de ser livre, estou de acordo. Neste momento, o candidato que não é político nem quer ser deputado, só não se vê livre da política. Quanto ao independente é que tenho mais dúvidas. Dizer que ele é um independente do PSD é como dizer que o Sporting é independente do Porto. Nobre podia-se juntar ao FMI e resolver os problemas de um Portugal doente. Para já, está a ajudar a diagnosticar a doença do paciente, visto que começou por fazer uma colonoscopia aos portugueses.
PS: esta crónica está mais pequena, porque o FMI exige poupança de caracteres.
(Cartoon: http://henricartoon.blogs.sapo.pt/338565.html)
Sem comentários:
Enviar um comentário