segunda-feira, 11 de abril de 2011

Actual

Esta é uma notícia de Ana Rita Faria, do jornal PÚBLICO:

Troika vai ficar em Lisboa durante duas semanas

Dinamarquês Poul Thomsen é o responsável do FMI que vem a Portugal

O dinamarquês Poul Thomsen, a trabalhar há cerca de 20 anos no FMI, vai ser o responsável da instituição na negociação do pacote de austeridade que Portugal terá de implementar em troca da ajuda externa.
Questionado pelo PÚBLICO, fonte oficial do Fundo Monetário Internacional (FMI) esclareceu que será Poul Thomsen, e não Ajai Chopra, como tinha sido noticiado, a liderar a missão do FMI em Portugal, juntamente com as equipas da Comissão Europeia (CE) e do Banco Central Europeu (BCE).

De acordo com as informações disponibilizadas pelo FMI, Poul Thomsen é natural da Dinamarca e trabalha na instituição há cerca de 20 anos, possuindo uma grande experiência na implementação de programas.

Recentemente, liderou as negociações com a Grécia e a Islândia, quando estes países recorreram à ajuda do fundo e da União Europeia. Além disso, coordena o trabalho das equipas responsáveis pela Ucrânia e pela Roménia.

De acordo com o FMI, “uma equipa técnica do FMI com competências nos sectores financeiro e orçamental vai juntar-se amanhã aos responsáveis do BCE e da CE para negociar com o Governo”.

Da parte da CE, a equipa deverá ser chefiada por um alemão, Jürgen Kröger, avança hoje a agência Lusa, citando fonte da Comissão Europeia.


O chefe-adjunto da missão técnica da Comissão Europeia, Massimo Suardi, chega ainda hoje a Lisboa, de acordo com a Lusa.

A troika deverá estar em Lisboa durante duas semanas a avaliar a condição financeira do país e a preparar o memorando de entendimento que servirá de base ao acordo entre Portugal e as instituições europeias, com os objectivos necessários para as instituições desembolsarem cada uma das tranches trimestrais do acordo.

Sem comentários: