quarta-feira, 13 de abril de 2011

Internacional

15 dias de detenção para Mubarak e filhos

O ex-Presidente egípcio Hosni Mubarak e os seus filhos vão ficar detidos durante quinze dias, por ordem do procurador-geral.
Mubarak, que tem 82 anos de idade e se encontra no poder há 30 anos, está internado no hospital devido a problemas cardíacos. Contudo, tal não será impedimento às investigações por alegados actos de corrupção e abuso de poder de que Mubarak será alvo.
Alaa e Gamal, filhos do ex-Presidente, foram também detidos, não só por corrupção, mas também por actos violentos durante as manifestações de Janeiro e Fevereiro passados.
Foi na sequência destas manifestações que Mubarak se afastou do poder, a 11 de Fevereiro. Desde aí que se tem mantido refugiado em Sharm el-Sheikh, junto ao Mar Vermelho.
Os protestantes exigiram a detenção da família Mubarak e a investigação judicial destes 30 anos de ditadura e os procuradores preparam-se para aceder a esta exigência do povo.
Mubarak, que, assim como os seus filhos e mulheres, está proibido de sair do Egipto e cujos bens foram congelados, afirmou no domingo passado que vai lutar para limpar o nome da sua família.

Sem comentários: