quinta-feira, 31 de março de 2011

Internacional

Autoridades britânicas interrogam MNE da Líbia

Foto: Abd Rabbo Ammar/Press Association Images
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Líbia, Moussa Koussa, está a ser interrogado pelas autoridades do Reino Unido, depois de ter se ter deslocado para esta zona inesperadamente.

Koussa era o braço direito de Muammar Kadhafi e as autoridades pretendem confirmar a sua vontade de demissão e abandono do regime. William Hague, o MNE britânico, declarou numa conferência de imprensa que o ex-ministro da Líbia terá viajado para o Reino Unido de livre vontade e que o Governo iria dar informações mais tarde. Hague acrescentou que Koussa não ficará imune de qualquer acção diplomática da justiça britânica ou internacional. O chefe da diplomacia inglesa terá falado com o ex-ministro váias vezes durante a semana, já que este era o seu canal de comunicação com o regime da Líbia.

Hague defende a saída de Koussa da Líbia, visto que o regime de Kadhafi está "fragmentado e sob pressão". Koussa estará num local mais seguro enquanto se discute como proceder em relação a esta demissão.

Segundo o "The Guardian", os rebeldes da Líbia aplaudem a demissão do MNE, mas querem-no de volta para um julgamento na Líbia pois Koussa terá supervisionado a morte de muitas figuras de oposição ao regime de Kadhafi.

Sem comentários: