Centro de Alto Rendimento da natação abre as portas em Rio Maior
Perto de dois milhões de euros de investimento foi o valor aplicado na renovação e ampliação do Centro de Alto Rendimento da natação que nesta quinta-feira é inaugurado em Rio Maior.
As obras realizadas permitem agora que naquela infraestrutura possam treinar-se permanentemente 137 atletas. O Centro de Alto Rendimento vai servir quatro das cinco especialidades da modalidade (natação pura, pólo-aquático, natação sincronizada e saltos para a água).
Um sistema de recolha e integração de imagens subaquáticas, outro de análise da força da partida e da viragem e uma sala preparada para o treino específico em seco, além de uma sala de apoio médico e laboratorial, vão ser as inovações, bem como mais 16 novos quartos duplos para estágio.
O Estado, através da Administração Central vai custear três quartos da verba, nomeadamente com fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), no âmbito do Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT), cabendo os restantes 25 por cento à autarquia.
O complexo de piscinas municipais de Rio Maior foi inaugurado em 6 de Novembro de 1992, com um custo anunciado de 350 mil contos (cerca de 1,75 milhões de euros), tendo a piscina de 25 metros e o tanque de aprendizagem sido complementados, em 25 de Junho de 1994, pela piscina olímpica exterior, orçada em cerca de 280 mil contos (perto de 1,4 milhões euros) e alvo de remodelação em 2003, incluindo a cobertura, no valor de 1.782.572 euros.
Na inauguração estarão presentes o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, a presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, e o líder da Federação Portuguesa de Natação, Paulo Frishkenecht.
Sem comentários:
Enviar um comentário